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sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

 Maria Izabel Rossi

 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


Idéias principais do artigo:

- A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

- A palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadão e de vivência democrática, ampliado pela presença da tecnologia.

- O desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente, que teve em conta as contribuições das tecnologias disponíveis para o alcance dos objetivos.

O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.

Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.

No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.

As contribuições da tecnologia para o desenvolvimento do currículo: podemos dizer que é básico, não temos como excluir ou somente fazer de conta de utilizar as tecnologias no processo pedagógico, podemos afirmar que atualmente ela é essencial para o aprendizado e o conhecimento do aluno e também do professor. Conforme o mencionado no artigo indicado, “são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar a aprender com tecnologia”. Portanto, o fato da existência de todo a parafernália tecnológica, não é suficiente para garantir e sustentar o trabalho, é preciso que esteja integrado a um projeto curricular, estabelecendo desta forma, numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e aprendizagem ativa, pautado em uma proposta curricular de ensino.
Aluno (a): Maria Izabel Rossi s


Tutor (a)Vanja

Turma 2

Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia.

Esperimentando



Tema: Transformações nas Substâncias

Componente curricular:Química e Física

Público alvo: 1º ano do Ensino Médio.



Recursos utilizados: TV – Experimentos em laboratório; Práticas simples em sala de aula – Excel; Word e Internet.

Objetivo:

Desenvolver habilidades no aluno com as observações de algumas experiências relacionadas a qualquer transformação que ocorre num sistema. E que para um fenômeno possa ser descrito, é necessário comparar os estados inicial e final de um sistema ou experimento.



Metodologia:

Pesquisa na internet sobre algumas transformações físicas e químicas e experimentos práticos.

Apresentar em sala de aula um experimento sobre transformação física e outro de química.

Debate em sala argumentando o que diferencia as transformações físicas e químicas.



Conclusão: Demonstrar com as práticas apresentadas e pesquisas na Web as teorias relacionadas com os fenômenos físicos e químicos.

As tecnologias foi utilizadas e muito bem exploradas pois assistiram alguns experimentos em vídeos e outros experimentos também relacionados a este conteúdo.
Cursista Maria Izabel Rossi


Tutora Vanja

Turma 02

Unidade IV – CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS

CAMPO GRANDE/MS – Dezembro/2009



vegetação original e alterações ambientais e sua correlação com as alterações climáticas

Disciplinas envolvidas:biologia e Ciências

Turmas: !º e 6os anos

Duração: durante o 4o bimestre

Objetivos: apreender as principais características da vegetação original do Brasil e seus principais biomas; representar os biomas brasileiros; exercitar a leitura escrita; identificar os países latino-americanos; suas localizações; principais ecossistemas e problemas ambientais; produção de texto.

Conteúdos trabalhados: formações vegetais do Brasil; relação entre clima e vegetação; principais países, aspectos gerais, clima e aquecimento global.

Tecnologias e mídias utilizadas: papelão, tintas, sucatas, Internet; Power Point, projetor de multimídia, papel, recortes de revistas e jornais.

Metodologia: Para o 6º ano, foi primeiramente trabalhada a noção das paisagens vegetais da Terra e do Brasil em sala de aula através de quadro comparativo, depois foram formados grupos para construírem as maquetes; o !º ano após aprender e exercitar o uso do hiperlink fizeram uma pesquisa introdutória sobre os conteúdos propostos e em seguida produziram jornal sobre os países e texto sobre mudanças climáticas. O desfecho foi a exposição do jornal e das maquetes e a participação em concurso nacional com as produções de texto sobre as mudanças climáticas.

Os alunos demonstraram-se motivados e autônomos ao executar as atividades propostas. A interação entre as duas disciplinas foi positiva e favoreceu o aprendizado.
Aluno: Maria Izabel Rossi

Tutora: Vanja

Turma: 2

Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia.

Atividade: 6- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

REELABORAR O PLANO DE AULA

Conteúdo Programado para o Ensino Médio

Objetivo Geral

Compreender o que significa fotossíntese.

Objetivos Específicos

 Explicar para os alunos o que é fotossíntese

 Falar sobre as características.

 Donde é retirada a fotossíntese porque ela e importantes para as plantas

Recursos pedagógicos



Sala de Tecnologia STE: computadores com acesso à Internet

Aplicativos: Word, Power Point.

Vídeos:

• DVD - Documentário – O meio ambiente em questão.



Sites:

• http://www.meioambiente.gov.br/

• http://www.mma.gov.br/sitio



Aula 1: Assistir ao documentário e ouvir a música.

Aula 2: Sala de tecnologia, pesquisa sobre o meio ambiente.

Aula 3: Elaboração e montagem pelos alunos de apresentação em Power Point sobre o conteúdo pesquisado indicado e novos pesquisados.

Aula 4: Apresentação e fechamento.

Avaliação:



Foi proposto uma reflexão sobre o meio ambiente e os tipos do mesmo e relação entre o homem e o meio ambiente.

www.dominiopublico.gov.br

www.ufsm.br/lec01-02/dionil.html

www.portaldoprofessor.com.br
Cursista: Maria Izabel Rossi


Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu

Turma: 02

Unidade: IV – Currículo, Projetos e Tecnologias



Atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.



Objetivos: Entender a linguagem, as características dos adolescentes através da sexualidade

Componente Curricular: Biologia Nível de Ensino: Ensino Médio



Tema:sexualidade

Problemática da:SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula: Pretende-se ampliar as noções básicas das manifestações artísticas que permeiam as relações humanas. Pensando em sexualidade e adolescência, temos então um encontro tomado como perigoso. Não para nós adultos, a questão da sexualidade na adolescência, não é vista como um problema e nem tratada na ótica da abstinência. Entendo que os jovens podem viver sua sexualidade, sendo importante destacar que a sexualidade não é sinônima de início das relações sexuais. Entendo que esse início é dado por características também individuais e que estas, quando se iniciarem, devem ser acompanhadas de maturidade emocional, vontade própria e cuidados. A sexualidade na ótica da saúde física e mental enfatiza a dimensão do prazer e do auto cuidado e não a moralidade. Da mesma forma em que atentamos a visão moralista da sexualidade, percebemos também que se deve manejar a ditadura da sexualidade precoce, vivida como prova para muitos jovens. Sendo também necessário o cuidado com a visão da sexualidade como mero produto de consumo. Duração das atividades:

Para a consecução dos objetivos propostos deverão ser utilizadas seis aulas.





Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

1- Discussões prévias acerca dinâmica do ovo

2- Power point,vídeos,word

3- Estratégias:

Atividades de pesquisa



Recursos:

TV

Vídeo

Data Show

Internet

Livros

Avaliação:

As atividades serão avaliadas mediante participação ativa dos alunos, e de seus desenpenho.
Os profissionais em educação que realmente se preocupam com seus alunos precisam além de criatividade, aprimorar seus conhecimento sobre as novas tecnologias e praticá-las para que as aulas possam ser mais atrativas, envolventes para que a aprendizagem ocorra mais rapidamente e atinja maior número de alunos. Potencializar a aprendizagem torna-se hoje, quase que uma obrigação do professor. Muitas vezes, achamos que usar novas tecnologias é um bicho de sete cabeças, mas quando começamos a ter um certo conhecimento, até nós ficamos um pouco mais empolgados e interessados em buscar o novo para nós e para os alunos. Percebemos que nosso trabalho passa a ser mais prático e dinâmico, quando passamos a usar uma internet, data show, etc. E o que pode nos entusiasmar mais é ver a aprendizagem sendo adquirida de forma mais rápida e o aluno muito mais interessado em aprender, deixando o medo de lado, e, realmente sendo preparado para ingressar no mercado de trabalho. Teremos, lógico, que observar um pouco mais para fazer uma avaliação justa, porque teremos que levar em conta aquele aluno que já tem um certo conhecimento e o que possui até um certo temor, por ser apenas iniciante no uso .
Cursita: Maria izabel

Tutora: Vanja

Turma 2 vespertino

Unidade: 3 Práticas pedagógicas e mídias digitais 17 de novembro de 2009

Campo Grande, 19 de novembro de 2009









Professora regente: Maria Izabel Rossi

Disciplina: ciências



Fontes:- acervo de filmes da Escola Estadual MARÇAL DE SOUZA

- pesquisas a internet

- vídeo « DE ONDE VEM »



Conteúdo:A ciencia no dia a dia



Competência e habilidades:

- Aprender a valorizar princípios de respeito a natureza;

- produzir conhecimento

- Desenvolver um olhar crítico para identificação dos mais diversos tipo de fenomenos naturais.

- Desenvolver a oralidade e a escrita.



Público alvo: 9º ano



Estratégias utilizadas:

- Aulas expositivas sobre o trabalho

- Assistir filmes

- Aulas na sala de tecnologia para pesquisas à internet, - Apresentação de videos ‘DE ONDE VEM »e gravação das curiosidades a sua volta.



Recursos utilizados:

- Sala de aula e de tecnologia

- Televisão e video

- Computador

- Máquina de fotografia e filmadora

- Datashow



Metodologia

- Em grupos os alunos discutirão pontos polêmicos sobre cenas de curiosas assistidas nos filmes;

- Os alunos reunirão em grupos para produção de textos e ensaios ;

- Haverá um dia para apresentação dos trabalhos;

- Todos os alunos reunirão para assistirem no datashow as curiosidades filmadas.



Avaliação

- Interesse e participação;

- Desenvolvimento e envolvimento nas atividades propostas ;



Tempo de execução

- De seis a sete aulas