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sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

 Maria Izabel Rossi

 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


Idéias principais do artigo:

- A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

- A palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadão e de vivência democrática, ampliado pela presença da tecnologia.

- O desafio mais complexo desse processo está na criação de um design educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares, metodologias de trabalho e estratégias de atuação docente, que teve em conta as contribuições das tecnologias disponíveis para o alcance dos objetivos.

O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.

Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.

No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.

As contribuições da tecnologia para o desenvolvimento do currículo: podemos dizer que é básico, não temos como excluir ou somente fazer de conta de utilizar as tecnologias no processo pedagógico, podemos afirmar que atualmente ela é essencial para o aprendizado e o conhecimento do aluno e também do professor. Conforme o mencionado no artigo indicado, “são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar a aprender com tecnologia”. Portanto, o fato da existência de todo a parafernália tecnológica, não é suficiente para garantir e sustentar o trabalho, é preciso que esteja integrado a um projeto curricular, estabelecendo desta forma, numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e aprendizagem ativa, pautado em uma proposta curricular de ensino.

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