Atividade 1. 7
Cursista Maria Izabel Rossi
Pesquiza projeto
Este projeto entre, os vários desenvolvidos aqui na Escola Marçal de Souza onde trabalho, em minha opinião foi o que teve maior envolvimento dos alunos.
Segue abaixo uma síntese deste com os resultados.
Escola MARÇAL DE SOUZA TUPÃ Y
FML Maria Izabel Rossi , Edson Roberto,Francisca Lima Roque
Título Ética e Cidadania
Tema x Cidadania
Identidade Cultural
Integração Família e Escola
Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentável
Saúde pró-ativa
Objetivo Melhorar a qualidade de ensino nas séries selecionadas para o projeto, desenvolver a criatividade dos alunos e habilidades para utilizar as ferramentas computacionais e os programas, melhorar a escrita, leitura e aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla.
Cenário Escola
Metodologia • Inicialmente os professores em sala de aulas, utilizando aula expositiva explicarão sobre o projeto Ética e Cidadania.(0bjetivos).
• Os professores regentes trarão os alunos na OD, utilizando os recursos do BlueLab farão uma aula expositiva apresentando os aplicativos a serem utilizados e explicando o conteúdo a ser desenvolvido;
• Utilizando os aplicativos e os recursos do Power Point, Publisher, word, paint, câmera digital, photo story, os alunos irão realizar as aulas;
• Os alunos irão utilizar a internet para realizar pesquisa sobre o tema da aula proposta;
• Os alunos irão interpretar tabelas e gráficos para adquirir informações estatísticas para melhor exercer a cidadania.
Resultado Constatamos que os alunos desenvolveram a criatividade e habilidades para utilizar novas ferramentas computacionais do programa Microsoft Office Publisher, Microsoft Power Point, Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Movie Maker. Dentro do projeto: Ética e Cidadania, os alunos ampliaram o vocabulário e melhoraram a escrita formal e a interpretação. Houve uma boa disposição dos alunos que desenvolveram de forma satisfatória as atividades propostas pelos professores, além do ganho de novos conhecimentos sobre Ética e Cidadania envolvendo os direitos e deveres. Alguns alunos envolvidos no projeto produziram os seus próprios vídeos e atividades de maneira significativa.
Parceiros Direção e Coordenação escolar
Participantes Alunos das turmas 9º A Matutino, 2º ano A Matutino, 6º anos A e B Vespertino e 2º anos A e B Noturno.
Professores
Coordenadores
Direção
Recursos: Ferramentas Computacionais;
Máquina Fotográfica Digital;
Cronograma 1º Semestre do ano Letivo de 2009
Resultados alcançados O projeto foi de grande validade já que proporcionou uma oportunidade para alunos e professores realizarem uma reflexão sobre muitas questões referente à ética e cidadania dentro do município de Campo Grande MS, e desenvolveram a criatividade e habilidades para utilizarem novas ferramentas computacionais além de contribuir para o enriquecimento do conhecimento dos alunos em relação a ética e cidadania ( direitos constitucionais, ética na política, ética e cidadania no trânsito, contraste social, estatuto da criança e do adolescente).
Bibliografia Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC)
Ética e Cidadania http://pt.shvoong.com/humanities/26232-%C3%A9tica-cidadania/ acesso em 17/02/09
O que é ética e cidadania: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060902154741AAawxbP acesso em 17/02/2009
ÉTICA E CIDADANIA - CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=591&Itemid=595 acesso em 17/02/09
Educação, Ética e Cidadania: A contribuição da Atual Instituição Escolar: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=47&Itemid=48 acesso em 17/02/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário