A ESTADUAL MARÇAL DE SOUZA “TIPÃ Y”
2009
PROFESSORAS COORDENADORAS DO PROJETO:
MARIA IZABEL ROSSI e Dorneles vargas ( STE )
(1º anos do ensino médio turmas A e B)
A biodiversidade brasileira, isto é, a variedade de espécies que contêm nossa fauna e flora é surpreendente.
O presente projeto visa conscientizar nossos alunos da importância dos animais de nossa fauna bem como de seu risco de extinção além de sua importância ecológica.
MATERIAIS
Serão necessários:
- uma resma de papel sufite tamanho A4
- computadores (sala de tecnologia)
- Disponibilizar 60 Cópias (xerox) por turma.
- Ônibus para ida ao museu Dom Bosco; e ao CRAS.
- computadores com internet.
MÉTODOS (citados no decorrer do desenvolvimento)
Todas as turmas serão divididas em grupos de acordo com os temas peixes, anfíbios répteis, aves, e mamíferos. Cada aluno (a) vai pesquisar cinco animais da fauna brasileira.
Numa sala de trinta alunos por exemplo, serão 150 animais diferentes. Para não haverem repetições, os alunos se reunirão periodicamente com os demais colegas e o professor.
Após pesquisarem em livros, na internet e se possível no museu e o CRAS (centro de reabilitação de animais silvestres); para cada um dos animais será feita uma ficha com os itens fornecidos em anexo.
Depois que todas as fichas estiverem prontas e corrigidas, o aluno terá algumas opções;
a) Digitar todas as fichas no computador, em ordem alfabética ou pelo parentesco dos animais, imprimi-las e confeccionar uma capa de livro com auxilio da professora. A professora irá escrever um prefácio.
b) No “lançamento” do livro, na feira de ciências, convidar alguns pesquisadores para fazer uma palestre a respeito da ameaça de extinção das espécies nativas do Brasil.
c) Montar um site com todas as fichas dos animais e atualiza-las com informações obtidas em instituições, museus, ONGs etc; cujos nomes e endereços eletrônicos serão fornecidos pela professora responsável pelo projeto.
d) Em grupos montar um game para colocar no site, todo ele relativo á fauna brasileira, sua distribuição geográfica e os riscos que as espécies correm com as alterações provocadas pelas atividades do ser humano ou pela caça e pesca predatórias.
Trabalho desenvolvido com bastante empenho pelos alunos; os objetivos foram alcançados com cerca de 90% da clientela.
DEPOIMENTOS:
Kimberlin fermow (1º A ) “aulas assim são mais motivadoras e gostei desse negócio de hipertexto”
Sara Lucas (1º B) “ fiz bastante descobertas e aprendi como se produz os textos da net.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário